terça-feira, 9 de outubro de 2012

American Footbal: NFL



Outra novidade do Combo serão os comentários semanais da liga de futebol americano mais famosa do mundo, a NFL. Existem poucos blogs brasileiros que comentam sobre este esporte que de uns anos pra cá vem angariando uma quantidade de fãs surpreendentes aqui no Brasil e eu achei legal preencher esta lacuna com alguns comentários dos principais jogos que rolam a cada semana. 

Antes de alguns comentários gostaria de fazer um pedido pra você caro leitor do Combo News: Não torça o nariz pra esse esporte sem nunca ao menos ter olhado um jogo completo. 
"Nhá! Mas eu não entendo nada!" 
Eu também não entendia e depois de olhar dois ou três jogos tu já sabe de todas as 'manhas' dele. É um jogo muito simples, existem sites que explicam muito bem todas as jogadas e jargões utilizados, se tu acompanhares as transmissões da NFL pela ESPN ou pelo Esporte Interativo (ambos canais fazem parte de quase todos os pacotes de TVs por assinatura), vocês ficarão por dentro tranquilamente, eles explicam super bem! Ah! E as transmissões são super engraçadas! ^^ Fica a dica. ;)

"Nhá! Mas esse esporte é muito brutal, agressivo e malvado!" 
Futebol americano é um esporte de contato como o futebol normal que estamos acostumados, só que no primeiro os jogadores tem todas as proteções possíveis e não apenas um par de caneleiras como no futebol convencional. Jogadores se machucam? Sim, claro que sim! Em todo o esporte jogadores se lesionam, ficam fora do próximo jogo ou então param por meses, é comum, né? ._.
Quanto ao ser malvado... Não é pra tanto também, os caras na hora do jogo não são os mais simpáticos do mundo, é claro! Mas depois dos jogos eu acho muito legal os times se cumprimentando e tal, são todos amigos de profissão, e realmente é assim que eles se vêem por lá. É sério. E tipo, não tem aquela coisa de cusparada, puxar cabelo, morder mão do adversário (vide Emerson Sheik do Corinthians na final da Libertadores desse ano).

"Nhá! Mas qual é a graça de ver 22 caras correndo atrás de uma bola oval, usando capacetes, luvas, chuteiras, arremessando bolas, pegando a bola e saindo correndo, sendo derrubados e depois de marcarem um ponto comemorar de forma engraçadinha?
Aff!!! Toda a graça do mundo, né!!!!

Outra coisa legal de se comentar é que na NFL eles utilizam a tecnologia a favor dos árbitros e dos times. Ou seja, eles podem ver o replay do lance quantas vezes for preciso para tomar uma decisão correta, e mesmo assim eles conseguem marcar errado ainda...¬¬ Ninguém é perfeito, né? ^^

Vamos pra parte legal do negócio...

Os times:

A NFL conta com 32 equipes (ou franquias como alguns gostam de dizer).


O nomes das equipes seguem o padrão [Nome da Cidade + Codenome], eu pessoalmente gosto de me referir à maioria dos times somente pelo codenome pra facilitar. 
Veja abaixo os nomes das equipes e seu logotipo:


Depois de algumas mudanças a liga está organizada atualmente em duas conferências: a Conferência Nacional (NFC) e a Conferência Americana (AFC), sendo que em cada uma das conferências há quatro divisões (Norte, Sul, Leste, e Oeste), com quatro times por divisão. Veja o quadro abaixo para entender melhor:


A final da temporada da NFL é um evento chamado Super Bowl.
Ele é disputado em um único jogo em um estádio pré-definido no início da temporada e a final acontece sempre no 1º Domingo de Fevereiro entre os campões das conferências NFC e AFC.


O Super Bowl é o evento de maior audiência nos EUA e é o evento que possui publicidade mais cara do mundo, as empresas pagam fortunas para terem 30 segundos de sua marca no intervalo do Super Bowl, intervalo este que sempre apresenta um mega show, um evento a parte chamado half time show entre o 2º e 3º quartos do jogo. No Super Bowl 47, transmitido em Fevereiro deste ano a estrela principal do show foi a Madonna.

Bem, acho que por enquanto é isso, com o passar do tempo vocês irão entender melhor. Tenho certeza disso!

Até mais! \o

Nenhum comentário:

Postar um comentário